quarta-feira, 9 de junho de 2010

Biomas Maranhenses

O 6º ano aprendeu um pouco sobre os biomas do Brasil e do Maranhão. Então vamos fazer aqui um pequeno resumo.
Antes de pensarmos em aprender qualquer bioma é fundamental que prestemos atenção nos mapas, por que eles nos ajudam a decifrar melhor a vegetação que podemos esperar em uma determinada região. Sendo assim, segue o nosso mapa!

Floresta Amazônica ou Equatorial:Localizada no noroeste do estado, possui alta pluviosidade, ou seja, chove muito. Tem uma fauna rica e com espécies endêmicas (que só acontecem naquela região).
No nosso estado podemos destacar a Reserva Biológica do Gurupi por ter uma área: 341.650ha Situada no município de Carutapera, oeste do Estado do Maranhão. A reserva foi criada como Reserva Florestal, em 1961, e abriga milhares de espécies vegetais, sendo uma das áreas com alta biodiversidade. Além disso, protege a Serra da Desordem e a Serra do Tiracambu.e encontra-se entalhada pelos vales e rios que seguem a direção noroeste (Gurupi) e nordeste (Capim e Guamá).
Na Gurupi há ocorrência de 21 espécies de aves consideradas vulneráveis e 4 spp de mamíferos ameaçados de extinção. Ex: Ararajuba (Aratinga guarouba) e Cairara caapor (Cebus kaaporii). Entretanto a ausência de demarcação e a falta fiscalização faz com que haja constante invasão por caçadores e madeireiros. Além da presença de posseiros que promovem queimadas e desmatamento.
Além da Reserva do Gurupi, podemos destacar a Floresta dos Guarás que também fica na parte amazônica do Maranhão, no litoral ocidental do Estado. Nos municípios de Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão, entre outros. Tem grande importância biológia pois além da vegetação equatorial possui alta densidade de manguezal, sendo considerada berçário de várias espécies e local de refúgio para tantas outras.

Manguezal:Hoje o Maranhão possui a maior mancha do Brasil, ou seja, possui a maior quantidade de manguezal.
É considerado berçário, pois diversas espécies depositam seus ovos nesta região, uma vez que a mesma é rica em nutrientes e abrigo para os pequenos animais.

É encontrado principalmente na parte Noroeste do estado, onde há uma grande quantidade de rios desembocando no mar. Essa mistura de água salgada e doce cria um ambiente chamando de estuário.
O manguezal é pouco resistente, ou seja, sofre bastante com a poluição, desmatamento etc, mas com grande resiliência, ou seja, tem alta capacidade de voltar a ser como era se a fonte causadora do problema for acabada.
A vegetação com um único estrato, de porte arbóreo, abrigando grande variedade de espécies da fauna brasileira, como tapicuru, guará, crustáceos, sapos, insetos, garça, entre outros.
O mangue garante alimento e proteção para a reprodução de inúmeras espécies marinhas e terrestres, devido ao acumulo de material orgânico e alcança seu máximo desenvolvimento em áreas onde o relevo é suave e ocorrem grandes amplitudes de maré.


Restinga: Vegetação rasteira encontrada predominantemente na parte ocidental, nordeste, do estado.
Por ficar na praia é resistente ao excesso de sal e a ventos constantes
As restingas, formações vegetais que cobrem as areias constituem uma paisagem restrita, comparada aos manguezais.
Ocupa uma área de 216,48 Km2 (área que também inclui praias) - municípios de Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, e Apicum-Açu, principalmente na região das ilhas, ao longo do litoral, associadas, muitas vezes, aos manguezais e às dunas.
A vegetação nessa paisagem tem porte arbustivo-arbóreo com altura em torno de 5m e as espécies que mais caracterizam o ambiente são Tucum, Guajiru, Murici e Cajueiro; no estrato herbáceo dominam Vassoura de botão, Vassoura amarela e Vassoura branca.

Dentro da restinga destacamos o O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.
Devido a um raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto.
Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas, pois as águas pluviais formam lagoas
Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho.

Baixada Maranhense: Possui uma área de 20 mil quilômetros quadrados, nos baixos cursos dos rios Mearim e Pindaré, e médios e baixos cursos dos rios Pericumã e Aurá, reunindo um dos mais belos conjuntos de lagos e lagoas naturais do Brasil. A Baixada ainda abriga o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste, onde se destacam os lagos Açú, Verde, Formoso, Carnaúba e Jatobá.
É uma área de Proteção Ambiental pelo governo do Estado, em 1991, pela sua importância ecologica e econômica. Possui extensos manguezais , campos inundados e matas de galeria, uma rica fauna e flora, com destaque para aves aquáticas (migratórias) e animais ameaçados de extinção como o peixe-boi marinho.
Região ecológica de distinta importância no Estado e no Nordeste pelo potencial hídrico. No verão, somente no Lago Açú, são pescados até 15 t de peixes por dia e no Lago de Viana a produção anual chega a 1000t.
Entretanto, desmatamentos e queimadas vem pondo em risco esse bioma.

Também é conhecida como Pantanal Maranhense.


Cerrado: O Cerrado, representa mais da metade de todos os biomas existentes no Estado (Sematur, 1991) -33 municípios, 23 possuem a quase totalidade de suas áreas cobertas por este tipo de vegetação- e cobre 25% do território nacional e 60% do estado do MA.
Estimativas apontam mais de 6000 espécies de árvores e 800 espécies de aves, além de grande variedade de peixes e outras formas de vida. Calcula-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das espécies de abelhas sejam endêmicas, isto é, só ocorrem nas savanas brasileiras. Devido excepcional riqueza biológica, o Cerrado, ao lado da Mata Atlântica, é considerado um dos “hotspots” mundiais, uma determinada área de relevância ecológica por possuir vegetação diferenciada da restante e, consequentemente, abrigar espécies endémicas.
Por ser o Maranhão um Estado de transição geográfica, pode-se considerar que muitas áreas estão servindo de corredores ecológicos no processo de distribuição das espécies.
Cerrado do meio-norte (Piauí e Maranhão) é semelhante ao do Brasil central no que tange as características fisionômicas e estruturais, contudo estas regiões apresentam uma divergência quanto a composição florística.
Estudos indicam que esta individualidade florística de cada região alcança 50% de espécies comuns nas duas áreas. Entretanto, espécies como Caryocar cubeatun, Copaifera rigida, Mimosa lepidophora e Cassia excelsa são exclusivas deste cerrado marginal, sendo, na maioria das vezes, oriundas de outras formações vegetais.
No cerrado maranhense tem destaque o Parque Nacional da Chapada das Mesas, que possui vegetação semelhante, com relevo diferenciado e quedas de água.
Possui uma área de 160 mil hectares, abrange os municípios de Carolina, Estreito e Riachão, no centro-sul do Maranhão. Foi criado em dezembro de 2005, está inserido nas metas dos órgãos ambientais em aumentar áreas protegidas do bioma Cerrado.


Delta das Américas: Também conhecido domo Delta do Parnaíba, é o terceiro maior delta oceânico do mundo.
Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico.Fauna e Flora endêmicas.


Mata dos Cocais: Corresponde a uma área de transição envolvendo vários estados e vegetações distintas.
Na região onde se encontra o meio-norte é possível identificar climas totalmente diferentes, como equatorial superúmido e semiárido.
A mata dos cocais é composta por babaçu, carnaúba, oiticica e buriti; se estabelece entre a Amazônia, Cerrado e a Caatinga, essa região abrange os estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins.
Nas áreas mais úmidas do meio-norte ocorre o desenvolvimento de uma espécie de coqueiro ou palmeira chamada de babaçu. Essa planta possui uma altura que oscila entre 15 e 20 metros. O babaçu produz amêndoas que são retiradas de cachos de coquilhos do qual é extraído um óleo com uso difundido na indústria de cosméticos e alimentos.
A mata dos cocais encontra-se em grande risco de extinção, pois tais regiões estão dando lugar a pastagens e lavouras, especialmente no Maranhão e boreal de Tocantins.
Por estar em uma região onde há grande atividade agricola e pecuarista foi criada a Lei nº154/2008 - que protege o Babaçu do desmatamento.


Parcel Manoel Luís: Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís localiza-se no Parcel de Manuel Luís, no Oceano Atlântico, a 45 milhas náuticas da costa do Maranhão.
Foi criado pelo Decreto 11.902, de 11 de Junho de 1991, com uma área de 45.937,9 hectares.
Constitui-se no maior banco de corais da América do Sul. é um conjunto de formações rochosas submersas, com inúmeros labirintos submersos espalhado.
Pode ser encontradas algumas espécies de peixes exóticas, como o Peixe-Papagaio, o Sargentino e o Peixe-Borboleta.
Um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo, perdendo apenas para o triângulo das bermudas, com cerca de 200 navios naufragados.
Por constituir um bioma marinho pode ser o mais ricos de todos os biomas maranhenses.

8 comentários:

  1. obrigada prof. por dar essa ajuda na prova

    ResponderExcluir
  2. pois é eu sei que passou mais vai valer

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado por essas informações mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  4. As informações é muito importante para a formação de um sociedade mais consciente de que os recursos naturais são finitos, e que devemos focar um desenvolvimento responsável.
    Edilson Carvalho. funcionário da UFMA.
    EDILSOMA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado se não fosse por vocês naum tinha feito meu trabalho!!! boa sorte pra vcs!!!!

    ResponderExcluir
  6. isso e muito legal da parte dessas pessoas que fizeram esse resumoo pois poupa a vida de muitos alunos que como eu nao tem muito tempo para pesquizar .. obg!

    ResponderExcluir
  7. vlw muito ajudou bastante akii vlw!

    ResponderExcluir
  8. vcs são feras obrigado de certa forma servio tbm pra mim .ass:a. castro

    ResponderExcluir