quinta-feira, 10 de junho de 2010

Arrepios...

Me fizeram essa pergunta no meio da aula de sistema digestório... e adivinhem qual foi minha resposta?
Isso mesmo! Falei que vinha responder aqui!
Pesquisei em alguns sites para poder explicar melhor pra vocês e aqui vai um texto bem simples e completo:
"Por que arrepiamos?
Por que as pessoas têm arrepios?

Na maior parte das vezes, o arrepio é uma tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio. O cérebro manda uma mensagem para que os pêlos fiquem eriçados e seu conjunto forma uma espécie de colchão de ar quente, que nos protegecontra as baixas temperaturas.
O mecanismo não faz tanto sentido hoje em dia como fazia para nossos ancestrais, que tinham pêlos em abundância. "No homem moderno, a elevação da temperatura com o arrepiar dos pêlos é insignificante", diz o professor José Roberto da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Hoje, tremer dá mais resultado.
Os pêlos também arrepiam quando nos sentimos ameaçados. A tática nãoé muito eficaz em humanos, mas outros animais têm bastante sucesso com o arrepio. Cães como os da raça husky,por exemplo, têm muitas camadas de pêlo e parecem maiores com o eriçar dos pêlos.Mas e o arrepio que toma conta quando você ganha um beijinho na orelha? Segundo José Roberto, ele acontece porque o nosso corpo responde da mesma forma que quando estamos assustados. "O sistema interligado do organismo faz com que o corpo reaja de uma única maneira para estímulos diferentes." "
Fontes: SuperInteressante e Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário