segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Raça e etnia

Os alunos do 8º ano estão fazendo uma pesquisa sobre Raça e etnia, e vão colocar nesse post o que eles encontraram e suas opiniões.
A pesquisa consiste em 3 partes sendo elas:
a) a diferença entre os conceitos de etnia e raça.
b)busca de informações sobre políticas afirmativas, tais como o sistema de reserva de vagas por cotas nas universidades e concursos.

E você, conhece essa diferença?

9 comentários:

  1. Raça e etnia:
    Embora possam ser concideradas como iguaqis, o conceito de raça é associada a etnia.
    A diferença resiste no fato de que etnia também compreende osfatos culturais, a afiliação tribal, a Religião, a lingua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores como a cor da pele, contituição fisica, estatura, traço facial e etc.

    Referencias:Google academico

    De João Marcos costa

    ResponderExcluir
  2. Exemplos de ecossistemas:Mata Atlantica,Pantanal,Caatinga e Manguezal.
    Manguezal é um riquissimo ecossistema do Brasil,a água do manguezal é formada da mistura da água doce com água salgada.A água doce (do rio)traz grande quantidade de argila e material organico em suspensão.
    Na agua salobra contem microorganismos que decompõe os restos de lixo organico e liberam nutrientes que enriquecem a agua do manguezal no mangue vivem caranguejos ostras e jacaré-de-papa-amarelo peixes e aves marinhas

    ResponderExcluir
  3. Larissa Martins Fernandes4 de fevereiro de 2010 às 09:28

    a) O conceito etnia deriva do grego ethos, cujo significado é povo. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, lingüísticos, raciais, artísticos e religiosos.
    A ciência que estuda as etnias é conhecida como etnologia.

    A diferença entre os conceitos de raças e etnia.
    Embora não possam ser considerados como iguais, o conceito de raça é associado ao de etnia. A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a religião, a língua e as tradições, enquanto a raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor da pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.

    b) Políticas afirmativas tais como o sistema de reserva por vagas por cotas.
    Por sistema de cotas entende-se uma medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições publicas ou privadas para determinados segmentos sociais. É considerada uma forma de ação afirmativa.

    Larissa Martins Fernandes 8º ano

    ResponderExcluir
  4. eu levarei o trabalho sobre etnia e raça na sexta feira ate la xau Lucas Gabriel Duarte Santos 8 ano

    ResponderExcluir
  5. Etnia: compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a Religião, a língua e as tradições,
    Raça: compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, etc.

    Lucas monteles 7 serie

    ResponderExcluir
  6. Lucas Soares 7 serie

    Etnia:É um grupo de pessoas que se diferenciam dos outros,essas diferencias são aspectos culturais,historicos,raciais e etc.
    fonte:wikipédia.com

    Raça:Uma unica subdivisão das especies conhecidas,menbros de uma herança física,a qua visa distigui-se de outras populações da mesma espécie.
    fonte:www.bahai.org.com

    ResponderExcluir
  7. Rafael,Samuel,Matheus,Yuri Henzon.8 de fevereiro de 2010 às 06:05

    Atividade de ciências:

    1)Espécies de siri causam desequilibrio ambiental:
    O siri invasor tem ocorpo coberto de espinhos e é agressivo.Ele está acabando com as espécies de siris nativos assim prejudicando as familias do maranhão.esses animais chegam aqui através da agua do lastro dos navios,quando a agua e sugada para dentro dos navios nos outros continentes,ela vem com tudo sem ter nenhum tipo de fiscalização,com isso quando a agua é despejada os siris e outras espécies de bichos são soltos na costa maranhense.
    Medidas que podem acabar com essas espécies marinhas:A melhor maneira de acabar com elas envolve uma mudança de paladar,pesquisadores querem desenvolver receitas culinárias a base desse tipo de siri e também serve de comida para peixes e produção de farinha por possuir omega 3.
    2)Os manguezais são grandes berçarios naturais,devido a sua riqueza biologica,tanto para as espécies nativas desses ambientes como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante,pelo menos,uma fase do ciculo de sua vida.No Brasil existem cerca de 25.000km quadrados de manguezais,distribuidos desde o Amapa até Laguna em Santa Catarina.
    Impactos ambientais fruto da ação humana nos manguezais:
    .Aterro e desmatamento
    .Queimadas
    .Deposição de lixo
    .Lançamento de esgoto
    .Lançamentos de efuentes industriais
    .Dragagens
    .Construções de marinas
    .Pesca predatória.

    ResponderExcluir
  8. Embora nao possam ser consideradas iguais o conceito de raça è associado ou etnia.A diferença reside no fato q etnia tambem compreende os fatores culturais e a raça compreende os fatores monoforlogico(cor de pele)

    ResponderExcluir
  9. Professora que dia vai ser o trabalho sobre o sistema solar?????

    Letícia Assis
    sexto ano

    ResponderExcluir