terça-feira, 10 de maio de 2011

O veneno mais poderoso

É a toxina botulínica#, uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo*, intoxicação alimentar rara, mas que pode ser fatal. O poder mortífero de um veneno é medido pela chamada "dose letal (DL50), que é a quantidade capaz de matar, em até 14 dias, metade de uma população de animais usados para teste. No homem, a DL50 da toxina botulínica é de apenas 0,4 nanograma por quilo - um nanograma equivale a um bilionésimo de grama. Ou seja, para aniquilar um jovem de 50 quilos, por exemplo, seria preciso apenas irrisórios 20 nanogramas do composto! Há milhares de tipos de veneno- que podem ter origem animal, mineral, vegetal ou ser produzidos em laboratório -, e, ao longo da história, vários têm sido usados para matar. Confira a lista das substâncias mais letais que existem - e fique longe delas!

*o botulismo é uma doença que pode ser adquirida principalmente em comidas enlatas. Se a lata estiver amassada, há risco de contaminação.
#A toxina também é utilizada em procedimento estético. O Botox que muitas pessoas injetam no rosto para diminuir as rugas é uma pequena quantidade dessa bactéria.

Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário