terça-feira, 28 de setembro de 2010

Descobrindo os Dinossauros - Saurichias.


Os dinossauros verdadeiros eram divididos em dois grandes grupos, os Ornithischia e os Saurischia.A diferença entre esses dois grupos está na formação da cintura pélvica (quadris) onde a cintura pélvica dos Saurichias se assemelha a cintura a dos répteis atuais e a dos Ornithischia, a das aves.

Saurischia: está dividido em duas sub-ordens que correspondem grosso modo aos grandes herbívoros (Sauropodomorpha) e aos carnívoros bípedes (Therapoda).
*Sauropodomorpha: grupo de dinossauros herbívoros e quadrúpedes e que tinham um longo pescoço. alguns deles foram os maiores animais terrestre. Esse grupo é subdividido em dois:
#Prosauropoda - Acredita-se que tenham sido os primeiros grandes dinossauros herbívoros a surgir e viveram do fim do período Triássico até o início do período Jurássico por todo o planeta. As características típicas são: cabeças pequenas, dentes em forma de folha e pescoço e cauda relativamente longos. Acredita-se que alguns deles se deslocassem de forma bípede devido á diferença de tamanho entre as extremidades anteriores e posteriores enquanto outros se deslocassem de forma quadrupedes por serem demasiado corpolentos para se erguerem sobre as patas trasseiras, apesar destes támbem terem os membros anteriores mais pequenos do que os posteriores. Entre os gêneros mais conhecidos, encontra-se o plateossaurus que podia atingir os 9 metros de comprimento e a pesar cerca de 4 toneladas.
#Saurópodes - Possuiam corpos enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em uma cabeça muito pequena. A cauda, muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira, eram suas únicas armas de defesa, além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas e retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram "trituradas" no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.
*Theropoda: dinossauros bípedes, carnívoros e omnívoros. O nome terópoda significa "pés anormais" pois os representantes deste grupo tem como característica principal três dedos que tocam o chão, o quarto fica suspenso. Há, pelo menos, 8 divisões.
#Alossauro: significa "lagarto diferente", viveu no fim do período Jurássico em vários lugares(América do sul,Norte,África,Oceania e Europa). Media em torno de 9m de comprimento, podendo alcançar os 14 metros de acordo com alguns vestígios fósseis, pouco mais de 5,6 metros de altura e pesava entre 1,5 e 3,8 toneladas. Provavelmente o Alossauro foi dos maiores dinossauros carnívoros do período Jurássico. Ele se destacava pela mandíbula cheia de dentes afiados e também pelas duas cristas sólidas da cabeça, cada uma acima e na frente de cada olho, que talvez fosse o traço distintivo do gênero.
#Ceratossauro: significa "lagarto de chifre nasal", viveu no final do período Jurássico. O ceratossauro era fisicamente semelhante ao alossauro, mas menor; media de 4,5 a 6 metros de comprimento pesava de 500 a 1000 kg. Uma das características que o distingue dos demais carnívoros com a mesma distribuição paleogeográfica é a presença de pequenos chifres que lhe ornamentavam o crânio.
#Deinonico: significa "garra terrível", viveu no início do período Cretáceo. Tinha cerca de 3 metros de comprimento e pesava cerca de 75kg. Possuía uma garra específica, situada em seus pés, que era curvada como uma foice e media cerca de 12,5 cm de comprimento. Sua cauda rígida servia para equilibrar o corpo. Com sua visão aguçada, podia ver à longa distância. Há evidências de que este animal caçava em bandos, atacando os filhotes e os mais fracos.
#Megalossauro: significa "lagarto grande", viveu durante o período Jurássico, media de 8 a 9m de comprimento e pesava em torno de duas toneladas. Uma característica pouco comum nesse dinossauro é o pescoço muito curto e muito forte, adaptado para sustentar sua enorme cabeça.
#Tiranossauro: significa "rei dos répteis tiranos" que viveu no fim do período Cretáceo. Segundo os cálculos feitos até então, o tiranossauro podia alcançar até 40km/h (alguns cientistas discordam desse valor e dizem que ele podia alcançar até 60 km/h) quando corria, era portanto apto a caçar suas presas, embora, possivelmente, utilizasse de emboscada para um ataque mais bem sucedido, outros cientistas acreditam que o Tiranossauro Rex, o mais conhecido, possuia estratégia de caça similar ao Dragão de Comodo, eles acreditam que os T. Rex possuiam em sua boca uma grande quantidade de bactérias, assim bastava dar uma mordida e esperar a presa morrer. Se por um lado as pernas traseiras de um tiranossauro eram bem desenvolvidas e fortes, por outro as dianteiras eram fracas, pequenas e curtas.É provável que os tiranossauros vivessem em grandes grupos familiares, tal como elefantes. O achado de um crânio de tiranossauro danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas por comida e pelo direito de se acasalar entre os indivíduos dessa mesma espécie, que para alguns estudiosos eram utilizadas para acariciar as fêmeas.
#Troodontes ignifica "dente de roer", viveu durante o período Cretáceo, entre 73 e 65 milhões de anos atrás. Media em torno de 2m de comprimento e pesava em torno de 27kg. Ao que tudo indica, o troodonte era um dinossauro rápido, esperto e habilidoso. Seu cérebro era desproporcional ao tamanho de seu corpo demonstrando extrema inteligência, seus olhos ficavam na parte frontal da cabeça permitindo uma visão aguçada e boa percepção de distância. Muitos cientistas acreditam que o troodonte foi o topo da evolução dos dinossauros, pois é considerado um dos mais sofisticados e inteligentes animais da era Mezozoica.
#Velociraptor: Viveu no período do Cretáceo. Media certa de 1,5 m de comprimento e pesava aproximadamente 15 kg. Foi um grande predador que provavelmente caçava em bando. Era leve, rápido, possuía ótima visão e cérebro bastante desenvolvido, além de um poderoso maxilar. Assim como o seu parente próximo, o deinonico, todo velociraptor possuía uma garra retrátil em forma de foice no segundo dedo da pata. O velociraptor recebe grande atenção da comunidade científica porque há fortes indícios de que ele possuía vestígios de penas.
#Ornitomimo:significa "imitação de pássaro", onívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo.Media em torno de 3,5 metros de comprimentoe pesava em torno de 90kg. Eram inteligentes e muito rápido capaz de correr até 65 km/h, sua velocidade era usada especialmente para escapar dos predadores já que não caçava outros dinossauros. A cauda do ornitomimo media em torno de 2 metros ocupando mais da metade do comprimento total do dinossauro e era usada para manter o dinossauro em equilíbrio enquanto corria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário