quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alimentação Saudável







Para falar um pouco mais sobre o tema com os alunos do 8º ano contamos com a colaboração da Nutricionista Nayara Soares.




Parceira do colégio desde o ano passado, Nayara sempre tem uma ótima conversa com os meninos sobre os nutrientes, alimentação saudável, como prevenir doenças e como adquirir os nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo.




Conscientizar os alunos que é importante eles se alimentarem de forma correta é um dos focos da palestra.







Esse evento faz parte do nosso projeto pedagógico "Cuidar de mim é cuidar do planeta".







domingo, 22 de maio de 2011

Sentiremos saudades!!


Sexta foi o ultimo dia desse casal no colégio.
Francisco e Luiza (Lele e Lulu) irão começar uma nova fase da vida um tanto distante da gente, lá do outro lado do mundo... ali na Irlanda.
Vamos sentir MUITA falta da vocês! Mas estamos felizes por essa conquista!
O que falar do Lele? Sempre com muita energia, muito brincalhão, adora fazer piada e dançar. Como ele dança! Já Lulu... sempre muito atenta a tudo e a todos, adora fazer perguntas, elogiar e como gosta de uma amarelinha =)
Meninos, nosso convívio foi "curto" mas bem intenso e desejo a vocês TODA a felicidade! Mandem sempre notícias e venham nos visitar! Sempre estaremos de braços abertos para vocês!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ai, que susto!!

Após um susto sempre trememos, sabe o motivo?


É por causa da grande descarga deadrenalina no organismo. Sempre que há uma situação de estresse ou de emergência, essa substância é liberada pela glândula supra-renal, localizada - como diz o nome - acima dos rins. Quando ocorre essa descarga, receptores presentes nos tecidos do corpo humano - chamados adrenérgicos - enviam grande quantidade de sinais para o cérebro, preparando o organismo para enfrentar a situação ameaçadora. Como essa descarga adrenérgica costuma ocorrer em situações de perigo, o cérebro estimula o sistema nervoso periférico, enviando sinais para ajudarem o corpo a reagir. No caso de um susto, as reações possíveis são a fuga ou o enfrentamento - por meio de uma luta, por exemplo. As pupilas dilatam, para a pessoa enxergar melhor, os batimentos cardíacos aceleram e a pressão arterial aumenta - assim, os músculos recebem mais oxigênio e maior irrigação sangüínea para uma atividade física intensa e rápida.
"Normalmente apresentamos ligeiros tremores provocados por semicontrações nos músculos, que nos conferem equilíbrio", afirma o neurologista Luiz A. de Andrade, da Escola Paulista de Medicina. "Mas o aumento no fluxo de informações para o cérebro interfere nesse equilíbrio, provocando tremores exagerados."

Fonte: Mundo Estranho

terça-feira, 10 de maio de 2011

O veneno mais poderoso

É a toxina botulínica#, uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo*, intoxicação alimentar rara, mas que pode ser fatal. O poder mortífero de um veneno é medido pela chamada "dose letal (DL50), que é a quantidade capaz de matar, em até 14 dias, metade de uma população de animais usados para teste. No homem, a DL50 da toxina botulínica é de apenas 0,4 nanograma por quilo - um nanograma equivale a um bilionésimo de grama. Ou seja, para aniquilar um jovem de 50 quilos, por exemplo, seria preciso apenas irrisórios 20 nanogramas do composto! Há milhares de tipos de veneno- que podem ter origem animal, mineral, vegetal ou ser produzidos em laboratório -, e, ao longo da história, vários têm sido usados para matar. Confira a lista das substâncias mais letais que existem - e fique longe delas!

*o botulismo é uma doença que pode ser adquirida principalmente em comidas enlatas. Se a lata estiver amassada, há risco de contaminação.
#A toxina também é utilizada em procedimento estético. O Botox que muitas pessoas injetam no rosto para diminuir as rugas é uma pequena quantidade dessa bactéria.

Fonte: Mundo Estranho

sábado, 7 de maio de 2011

O motivo da coçeira após a picada da muriçoca

A coceira é fruto de uma reação alérgica e de defesa do nosso organismo contra a picada do danado do inseto. Quando uma muriçoca nos pica, um pouco de sua saliva, contendo anestésicos, anticoagulantes e outras substâncias, é injetada na nossa pele. Imediatamente, nosso sistema imunológico entra em ação e células brancas, chamadas mastócitos, liberam histamina e outros agentes de defesa para combater a invasão. A histamina eleva a circulação de sangue no local, o que deixa a pele vermelha e inchada, mas também aumenta a presença de células protetoras no local. Só que um efeito desagradável da histamina é a coceira. O pior é que, ao coçar a feridinha, a pessoa pode infeccionar o local com bactérias presentes nas unhas. "Quando a reação alérgica é muito intensa, a pessoa deve tomar um anti-histamínico para o corpo parar de liberar histamina", diz a dermatologista paulista Márcia Purceli. Algumas pessoas têm mais sensibilidade à picada de mosquito do que outras. "O grau de coceira vai depender do sistema imune de cada um. Tem gente que nem sente coceira", diz o bioquímico Almério de Castro Gomes, da Faculdade de Saúde Pública da USP. 8:>


quinta-feira, 5 de maio de 2011

A água em nosso corpo

Para quem achava que a água só é importante no ambiente, vai aqui uma reportagem sobre a importância dela em nosso corpo:

A água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto. Nos bebês, a proporção é ainda maior: 70%. Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente (aquele que dissolve) biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. Ela é encontrada até mesmo onde pouca gente imagina. Ela é responsável, por exemplo, por 20% dos ossos. Por tudo isso, a gente se ressente imediatamente da falta dela no organismo.
Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia. "Quando a pessoa está com sede é porque já passou do ponto de beber água", diz a pneumologista Juliana Ferreira, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Em dias muito quentes, ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor "desperdiça" muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado. "É preciso se hidratar corretamente, caso contrário o organismo gasta mais água do que absorve", afirma a nutricionista Isabela Guerra, que desenvolve doutorado na área de hidratação e esporte.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um carinho a mais

Muita garotas, sábias, já conheciam esse poder, mas agora tem comprovação científica para convencer o resto do mundo. Em uma série de testes, o humor de voluntários que se sentiam deixados de lado melhorou após eles tocarem um urso de pelúcia, em comparação a outros que apenas olharam para o bichinho de longe.
Curiosamente, o efeito só foi observado nas pessoas que estavam se sentindo realmente rejeitadas. As que já estavam bem antes do teste não tiveram alterações significativas de humor. Segundo os pesquisadores, lá da Universidade Nacional de Cingapura, o toque do urso estimula emoções positivas em quem está deprê, e está aí “uma possível maneira de atenuar os efeitos desagradáveis da exclusão social”
Então, já sabe: levou um pé na bunda? Seu amigo trocou você por alguém mais legal? Foi demitido? Corre pro ursinho.


Sabe aquele ursinho que está jogado no armário? Agora você já sabe que ao doá-lo estará ajudando, e muito, outras pessoas!