segunda-feira, 28 de junho de 2010

Novo Código Florestal

Olá, meninos!
Já tem um tempo que eu recebi vários e-mail tanto do Greenpeace quanto do Avaaz falando da mudança do código florestal que o Deputado Federal Aldo Rebelo propôs para os nossos representantes da Assembléia.
Estima-se que cerca e 80 milhões de hectares serão desmatados caso esse código seja aprovado! Para tentar impedir isso, o Avaaz está promovendo uma campanha, como fez com o ficha limpa, e conta com a nossa ajuda para acabarmos com esse código que não preserva em NADA as nossas florestas!
Segue texto da campanha:

NÃO CUSTA NADA ASSINAR, FAÇA SUA PARTE POR UM MUNDO MELHOR!!
A Comissão Parlamentar Especial responsável pelo Código Florestal vota esta semana e agendamos uma entrega da petição ao Congresso em 48 horas! Já temos 96.000 assinaturas mas precisamos de ainda mais, encaminhe este alerta para todo mundo e vamos conseguir 200.000 nomes até quarta-feira! http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal/?vl

Vale avisar pra todo mundo! Pai, mãe, irmão, tio, vizinho, primo, amigo... O importante é conseguirmos muitas assinaturas!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Férias!

Enfim chegamos ao fim do primeiro semestre!
E ai, vocês gostaram do nosso primeiro semestre juntos?
Confesso que aprendi muita coisa com vocês! E espero que vocês tenham aprendido muito comigo também!

Mesmo nas férias vou continuar atualizando o blog de vocês, por isso, podem mandar as dúvidas por e-mail, comentários...

Beijos e aproveitem!

sábado, 12 de junho de 2010

Por que quando apertamos o ovo nas extremidades ele não quebra?

Ok, essa eu realmente não sabia nem pra onde ia a resposta, então a pesquisa que eu fiz serviu até mesmo pra eu saber! =)
Então aqui vai o texto que eu achei na revista Super Interessante:
"Devido à sua forma peculiar, o ovo absorve e distribui as forças que lhe são aplicadas ao longo da casca. Por causa dessa distribuição, apertar um ovo nas extremidades equivale a fazer vários minúsculos esforços em cada ponto de sua estrutura. Com as forças diminuídas e fracionadas, o ovo não quebra. De qualquer forma, o esforço máximo ao qual a casca resiste pode ser determinado em laboratório. Nas laterais do ovo, como esse "desvio" de forças é mínimo – as forças são aplicadas praticamente só em dois pontos –, elas provocam a flexão e consequentemente a ruptura da casca."

Mais também tem outros textos aqui: Mundo Estranho, SevenTouch e Criando msn

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Chuva... de Granizo

Na aula sobre ciclo da água perguntaram: e como acontec a chuva de granizo?
Aqui está a resposta:
"Granizo é a forma de precipitação de partículas sólidas de gelo, transparentes ou translúcidas, que podem medir de 5mm a um tamanho de uma laranja; o recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, onde cada pedra pesava cerca de 5kg. A formação do granizo ocorre nas nuvens do tipo cumulonimbus, que podem chegar a alturas de até 1.600 m. No interior dessas nuvens, as freqüentes correntes de ar elevam o vapor de água condensado às maiores altitudes, passando acima da linha Isotérmica, que é de 0ºC. Desta forma, essas gotículas de água se congelam até terem o peso suficiente para cair. Dependendo de certas condições, as pedras de gelo podem ser tão pequenas que chegam a cair sobre solo já na forma líquida. Entretanto, a formação do granizo depende das condições de umidade e da velocidade e intensidade dos movimentos internos dos núcleos de gelo. Uma chuva de granizo pode provocar muitos danos materiais, ocasionando a destruição de telhados, quedas de árvores, danos na rede elétrica e em veículos, sem contar os grandes prejuízos à agricultura. No Brasil, por exemplo, a região Meio-Oeste de Santa Catarina é freqüentemente atingida por chuvas de granizo, no entanto, muitos agricultores utilizam substâncias higroscópicas (iodeto de prata), as quais provocam a precipitação da chuva e evitam a formação do granizo. A incursão de uma aeronave no interior dessas nuvens, as quais possuem um grande volume de partículas de gelo em formação, pode ser perigosa, pois a velocidade de vôo pode ser alterada conforme o impacto com cada pedra de gelo. Na ocasião de uma chuva de granizo, não é recomendável ficar abrigado embaixo de árvores ou coberturas frágeis."
Fonte: Brasil escola, mas tem mais informações aqui: Mundo estranho, Terra - ciências

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Arrepios...

Me fizeram essa pergunta no meio da aula de sistema digestório... e adivinhem qual foi minha resposta?
Isso mesmo! Falei que vinha responder aqui!
Pesquisei em alguns sites para poder explicar melhor pra vocês e aqui vai um texto bem simples e completo:
"Por que arrepiamos?
Por que as pessoas têm arrepios?

Na maior parte das vezes, o arrepio é uma tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio. O cérebro manda uma mensagem para que os pêlos fiquem eriçados e seu conjunto forma uma espécie de colchão de ar quente, que nos protegecontra as baixas temperaturas.
O mecanismo não faz tanto sentido hoje em dia como fazia para nossos ancestrais, que tinham pêlos em abundância. "No homem moderno, a elevação da temperatura com o arrepiar dos pêlos é insignificante", diz o professor José Roberto da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Hoje, tremer dá mais resultado.
Os pêlos também arrepiam quando nos sentimos ameaçados. A tática nãoé muito eficaz em humanos, mas outros animais têm bastante sucesso com o arrepio. Cães como os da raça husky,por exemplo, têm muitas camadas de pêlo e parecem maiores com o eriçar dos pêlos.Mas e o arrepio que toma conta quando você ganha um beijinho na orelha? Segundo José Roberto, ele acontece porque o nosso corpo responde da mesma forma que quando estamos assustados. "O sistema interligado do organismo faz com que o corpo reaja de uma única maneira para estímulos diferentes." "
Fontes: SuperInteressante e Diário de Biologia

Bimestral

Eestamos chegando ao final de mais um bimestre e com isso as avaliações começam.
Meninos, espero que todos saiam bem tanto na avaliação quanto no simulado!
Não tem nada diferente do que a gente viu durante o bimestre. O segredo é estudar e compreender o que está estudando. Não dá pra decorar todo o conteúdo.
O 6º deve prestar atenção nos nomes e nos processos, o 7º, pra facilitar, é bom fazer um pequeno quadro comparativo dos filos que já estudamos e o 8º deve saber o passo a passo dos sistemas.
Estudem antes e qualquer dúvida é só falar por aqui!
Beijos

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Biomas Maranhenses

O 6º ano aprendeu um pouco sobre os biomas do Brasil e do Maranhão. Então vamos fazer aqui um pequeno resumo.
Antes de pensarmos em aprender qualquer bioma é fundamental que prestemos atenção nos mapas, por que eles nos ajudam a decifrar melhor a vegetação que podemos esperar em uma determinada região. Sendo assim, segue o nosso mapa!

Floresta Amazônica ou Equatorial:Localizada no noroeste do estado, possui alta pluviosidade, ou seja, chove muito. Tem uma fauna rica e com espécies endêmicas (que só acontecem naquela região).
No nosso estado podemos destacar a Reserva Biológica do Gurupi por ter uma área: 341.650ha Situada no município de Carutapera, oeste do Estado do Maranhão. A reserva foi criada como Reserva Florestal, em 1961, e abriga milhares de espécies vegetais, sendo uma das áreas com alta biodiversidade. Além disso, protege a Serra da Desordem e a Serra do Tiracambu.e encontra-se entalhada pelos vales e rios que seguem a direção noroeste (Gurupi) e nordeste (Capim e Guamá).
Na Gurupi há ocorrência de 21 espécies de aves consideradas vulneráveis e 4 spp de mamíferos ameaçados de extinção. Ex: Ararajuba (Aratinga guarouba) e Cairara caapor (Cebus kaaporii). Entretanto a ausência de demarcação e a falta fiscalização faz com que haja constante invasão por caçadores e madeireiros. Além da presença de posseiros que promovem queimadas e desmatamento.
Além da Reserva do Gurupi, podemos destacar a Floresta dos Guarás que também fica na parte amazônica do Maranhão, no litoral ocidental do Estado. Nos municípios de Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão, entre outros. Tem grande importância biológia pois além da vegetação equatorial possui alta densidade de manguezal, sendo considerada berçário de várias espécies e local de refúgio para tantas outras.

Manguezal:Hoje o Maranhão possui a maior mancha do Brasil, ou seja, possui a maior quantidade de manguezal.
É considerado berçário, pois diversas espécies depositam seus ovos nesta região, uma vez que a mesma é rica em nutrientes e abrigo para os pequenos animais.

É encontrado principalmente na parte Noroeste do estado, onde há uma grande quantidade de rios desembocando no mar. Essa mistura de água salgada e doce cria um ambiente chamando de estuário.
O manguezal é pouco resistente, ou seja, sofre bastante com a poluição, desmatamento etc, mas com grande resiliência, ou seja, tem alta capacidade de voltar a ser como era se a fonte causadora do problema for acabada.
A vegetação com um único estrato, de porte arbóreo, abrigando grande variedade de espécies da fauna brasileira, como tapicuru, guará, crustáceos, sapos, insetos, garça, entre outros.
O mangue garante alimento e proteção para a reprodução de inúmeras espécies marinhas e terrestres, devido ao acumulo de material orgânico e alcança seu máximo desenvolvimento em áreas onde o relevo é suave e ocorrem grandes amplitudes de maré.


Restinga: Vegetação rasteira encontrada predominantemente na parte ocidental, nordeste, do estado.
Por ficar na praia é resistente ao excesso de sal e a ventos constantes
As restingas, formações vegetais que cobrem as areias constituem uma paisagem restrita, comparada aos manguezais.
Ocupa uma área de 216,48 Km2 (área que também inclui praias) - municípios de Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, e Apicum-Açu, principalmente na região das ilhas, ao longo do litoral, associadas, muitas vezes, aos manguezais e às dunas.
A vegetação nessa paisagem tem porte arbustivo-arbóreo com altura em torno de 5m e as espécies que mais caracterizam o ambiente são Tucum, Guajiru, Murici e Cajueiro; no estrato herbáceo dominam Vassoura de botão, Vassoura amarela e Vassoura branca.

Dentro da restinga destacamos o O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.
Devido a um raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto.
Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas, pois as águas pluviais formam lagoas
Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho.

Baixada Maranhense: Possui uma área de 20 mil quilômetros quadrados, nos baixos cursos dos rios Mearim e Pindaré, e médios e baixos cursos dos rios Pericumã e Aurá, reunindo um dos mais belos conjuntos de lagos e lagoas naturais do Brasil. A Baixada ainda abriga o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste, onde se destacam os lagos Açú, Verde, Formoso, Carnaúba e Jatobá.
É uma área de Proteção Ambiental pelo governo do Estado, em 1991, pela sua importância ecologica e econômica. Possui extensos manguezais , campos inundados e matas de galeria, uma rica fauna e flora, com destaque para aves aquáticas (migratórias) e animais ameaçados de extinção como o peixe-boi marinho.
Região ecológica de distinta importância no Estado e no Nordeste pelo potencial hídrico. No verão, somente no Lago Açú, são pescados até 15 t de peixes por dia e no Lago de Viana a produção anual chega a 1000t.
Entretanto, desmatamentos e queimadas vem pondo em risco esse bioma.

Também é conhecida como Pantanal Maranhense.


Cerrado: O Cerrado, representa mais da metade de todos os biomas existentes no Estado (Sematur, 1991) -33 municípios, 23 possuem a quase totalidade de suas áreas cobertas por este tipo de vegetação- e cobre 25% do território nacional e 60% do estado do MA.
Estimativas apontam mais de 6000 espécies de árvores e 800 espécies de aves, além de grande variedade de peixes e outras formas de vida. Calcula-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das espécies de abelhas sejam endêmicas, isto é, só ocorrem nas savanas brasileiras. Devido excepcional riqueza biológica, o Cerrado, ao lado da Mata Atlântica, é considerado um dos “hotspots” mundiais, uma determinada área de relevância ecológica por possuir vegetação diferenciada da restante e, consequentemente, abrigar espécies endémicas.
Por ser o Maranhão um Estado de transição geográfica, pode-se considerar que muitas áreas estão servindo de corredores ecológicos no processo de distribuição das espécies.
Cerrado do meio-norte (Piauí e Maranhão) é semelhante ao do Brasil central no que tange as características fisionômicas e estruturais, contudo estas regiões apresentam uma divergência quanto a composição florística.
Estudos indicam que esta individualidade florística de cada região alcança 50% de espécies comuns nas duas áreas. Entretanto, espécies como Caryocar cubeatun, Copaifera rigida, Mimosa lepidophora e Cassia excelsa são exclusivas deste cerrado marginal, sendo, na maioria das vezes, oriundas de outras formações vegetais.
No cerrado maranhense tem destaque o Parque Nacional da Chapada das Mesas, que possui vegetação semelhante, com relevo diferenciado e quedas de água.
Possui uma área de 160 mil hectares, abrange os municípios de Carolina, Estreito e Riachão, no centro-sul do Maranhão. Foi criado em dezembro de 2005, está inserido nas metas dos órgãos ambientais em aumentar áreas protegidas do bioma Cerrado.


Delta das Américas: Também conhecido domo Delta do Parnaíba, é o terceiro maior delta oceânico do mundo.
Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico.Fauna e Flora endêmicas.


Mata dos Cocais: Corresponde a uma área de transição envolvendo vários estados e vegetações distintas.
Na região onde se encontra o meio-norte é possível identificar climas totalmente diferentes, como equatorial superúmido e semiárido.
A mata dos cocais é composta por babaçu, carnaúba, oiticica e buriti; se estabelece entre a Amazônia, Cerrado e a Caatinga, essa região abrange os estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins.
Nas áreas mais úmidas do meio-norte ocorre o desenvolvimento de uma espécie de coqueiro ou palmeira chamada de babaçu. Essa planta possui uma altura que oscila entre 15 e 20 metros. O babaçu produz amêndoas que são retiradas de cachos de coquilhos do qual é extraído um óleo com uso difundido na indústria de cosméticos e alimentos.
A mata dos cocais encontra-se em grande risco de extinção, pois tais regiões estão dando lugar a pastagens e lavouras, especialmente no Maranhão e boreal de Tocantins.
Por estar em uma região onde há grande atividade agricola e pecuarista foi criada a Lei nº154/2008 - que protege o Babaçu do desmatamento.


Parcel Manoel Luís: Parque Estadual Marinho do Parcel do Manuel Luís localiza-se no Parcel de Manuel Luís, no Oceano Atlântico, a 45 milhas náuticas da costa do Maranhão.
Foi criado pelo Decreto 11.902, de 11 de Junho de 1991, com uma área de 45.937,9 hectares.
Constitui-se no maior banco de corais da América do Sul. é um conjunto de formações rochosas submersas, com inúmeros labirintos submersos espalhado.
Pode ser encontradas algumas espécies de peixes exóticas, como o Peixe-Papagaio, o Sargentino e o Peixe-Borboleta.
Um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo, perdendo apenas para o triângulo das bermudas, com cerca de 200 navios naufragados.
Por constituir um bioma marinho pode ser o mais ricos de todos os biomas maranhenses.

Anel vaginal com antirretrovirais poderia prevenir o HIV

o 7º e o 8º ano estão estudando doenças causadas por vírus e algumas DST´s, respectivamente.
Quando olhei essa reportagem do Jornal Estadão não tive como deixar ela passar!
Espero que gostem!
A Parceria Internacional para os Microbicidas (IPM, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira, 8, o primeiro teste em mulheres da África de um anel vaginal com antirretrovirais que poderá prevenir a transmissão da aids durante o ato sexual.

A organização sem fins lucrativos apresentou na Women Deliver, conferência internacional sobre saúde materna em Washington, o plano do estudo que se desenvolverá em duas fases com 280 mulheres africanas voluntárias, a primeira delas na África do Sul.

O anel vaginal é feito de silicone flexível e desprende 25 miligramas do antirretroviral durante 28 dias, o que poderia proteger as mulheres durante o ato sexual.

Na primeira fase da pesquisa, algumas mulheres utilizarão durante três meses um anel de placebo e outras, o que contém o remédio. Depois, serão medidos os resultados para saber se o anel garante a proteção.

O anel da IPM foi testado e aprovado em quatro testes clínicos feitos em mulheres da Europa. Se os testes com as africanas confirmarem seu sucesso, o programa passará à terceira e última fase, que deve ocorrer em 2011 e cujos resultados devem sair em 2015.

Vários tipos de anéis vaginais foram utilizados desde 2001 como método anticoncepcional ou como tratamento hormonal em países desenvolvidos. Seu sucesso, segundo a IPM, deve-se à liberdade, discrição e autonomia que o tipo de produto oferece às mulheres.

"Muitas vezes, as mulheres não podem controlar sua saúde sexual ou se proteger da contaminação do vírus. A tecnologia de anéis poderia resolver esse problema", assegurou a enviada especial do secretário-geral da ONU para a aids na África, Elizabeth Mataka.

Segundo dados divulgados na Women Deliver, a cada dia mais de três mil mulheres no mundo são infectadas pela aids, e a doença é a maior causa de morte de mulheres entre 15 e 49 anos na África.


PS.: lá no site vocês encontram mais informações sobre antirretrovirais, sobre o vírus e sobre a doença!

Beijos!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sistema Digestório

o 8º ano está vendo os sistemas do corpo humano.
Já vimos o sistema reprodutor e agora estamos vendo sistema digestório.
Andei dando uma pesquisada em alguns vídeos para ilustrar melhor o sistema digestório e achei um feito por alunos, assim como vocês.
O único detalhe é que o português é o de Portugal, mas dá pra entender tudo que eles falam.

Clique aqui pra ver o vídeo!